quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Feliz Outono

Exatamente às 14:21 começou o Outono. Foi o momento em que o sol cruzou o plano do equador celeste. A este fenómeno astronómico chama-se equinócio de outono. E o dia de hoje terá aproximadamente 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.

Mas para nós meros mortais. O outono significa maçãs, batata doce, abóboras, vindima, castanhas e outras tantas coisas.

Guardamos os chinelos e voltamos a calçar meias. Trocamos os calções pelas calças. As t-shirts por camisolas de manga comprida, etc.

Este ano decidi criar tradições. E uma delas será comemorar a chegada das estações.

Vou fazer um jantar de outono para nós os três. Terá maçãs, abóboras, batata doce, canela, cidra para os adultos e, sumo de pera para a criança.

(Depois partilho os pratos e se coisa correu bem. Pois vou inventar.)

Como queremos viver do que a terra nos dá, as estações tornam-se ainda mais importantes. Cada uma tem a sua função. E temos de saber aproveitar o que a terra  nos dá em cada uma delas.

Este outono ainda não vamos semear nada. Temos primeiro de preparar o pedaço de terra a que pertencemos. (Pois a Terra não nos pertence, nós pertencemos à Terra. Ter consciência deste detalhe torna-nos mais humildes e gratos.)

Talvez plantemos umas árvores este outono, ou então fica tudo para a Primavera. Temos muito que estudar a propriedade. Isto da permacultura tem muito que se lhe diga. E ainda estamos a aprender.



Sem comentários:

Enviar um comentário