sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Let the swales Begin!

Hoje foi dia de pegar na enxada.
Enquanto o L. tirou folhas e canas do pond eu comecei a fazer o primeiro swale.

Utilizo palavras em inglês para me referir a determinadas coisas, porque não sei os termos mais corretos em português.

Podemos chamar poça ao pond e vala ao swale. Mas como tudo o que tenho lido está em inglês é-me mais prático usar os termos ingleses. Afinal o pai da permacultura era australiano.

Comecei a cavar o swale cheia de vontade. Mas cedo me apercebi que iria levar mais tempo do que pensava a terminá-lo. Mas continuei. E ver a obra a surgir dá sempre forças e energias.

Nisto quando enterro a enxada na terra e solto um torrão de terra surge uma cobrinha. Fiquei toda arrepiada. Não estava à espera de ver uma cobra neste tempo. 

Ela fugiu logo para junto das canas. O L. ainda perguntou se era para matar. Eu disse que não. A verdade é  que até a achei fofinha. (A cobra é  o animal que mais me provoca nojo/medo.)

Deu-me mais dois arrepios e voltei para o trabalho.

Este swale que estou a fazer é para levar água da chuva para o pond.

Entretanto o L. fez um pequeno dique no pond para manter a água, mas caso esteja muito cheio posso sair.

Agora é  só  aguardar pela chuva do fim de semana para ver resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário